mais sobre branding

Quando um prêmio é importante.

Recebi uma mensagem de áudio de um cliente que trazia um agradecimento extensivo à toda a equipe da Dendê pelo desenvolvimento da sua nova embalagem para a “Farinha de Mandioca do tipo Copioba” da marca Tia Lu. Na mensagem, enviada de forma espontânea, o entusiasmo e grande satisfação eram facilmente percebidos na voz e na empolgação com que afirmava que as vendas cresceram e ele tinha certeza de que o novo design fora um dos fatores cruciais para esse resultado. Estavam todos empolgados: ele, a equipe de vendas, os compradores e, a partir daquele momento, eu e toda a Dendê. Comemoramos muito! Era como receber um prêmio.

Poucos dias antes daquela mensagem em meados de outubro de 2018, tínhamos inscrito esse mesmo trabalho no BDA – Brasil Design Award – um dos mais importantes prêmios do design brasileiro, promovido anualmente pela ABEDESIGN (Associação Brasileira de Design). Ainda não tínhamos ideia, mas seríamos premiados pelo mesmo projeto, agora com uma medalha. Dessa vez, ganhamos o bronze na categoria design de embalagem.

E ele não veio sozinho. Na mesma premiação, um outro projeto inscrito também foi premiado. As embalagens para a “Farofa de Tereza”, da nossa cliente Tereza Paim, estavam entre os vencedores com outra medalha de bronze na mesma categoria. Não podíamos nos conter de tanta satisfação, afinal só havíamos feito essas 2 inscrições e estávamos concorrendo com grandes marcas nacionais.

Mas, o que esses 2 projetos têm mais em comum do que as 2 medalhas de bronze? Além do fato bastante curioso (temos que admitir) de estarmos falando de farinha e de farofa, que tem a mandioca como matéria-prima e são tipicamente regionais, ambos os projetos em questão trazem uma vanguarda na sua concepção. Na arte em xilogravura da farinha e nos grafismos da farofa, o conceito vai muito além da estética que surpreende. O design apresentado fortalece a cultura associada aos produtos, cria empatia com o consumidor, comunica, informa e tem o poder de transformar. É nesse momento que é criada uma conexão única entre a marca e o consumidor. Bingo!

É importante lembrar que por trás de todo bom trabalho de branding, seja ele premiado ou não, deve existir um alinhamento entre a visão do cliente e a solução apresentada em forma de comunicação ou design. É essa sintonia essencial que faz o cliente acreditar na ideia e fazer a aposta. E ao lembrar da mensagem bastante entusiasmada pelo aumento dos pedidos da farinha e da chef Tereza Paim ao declarar “o resultado reflete minha essência, minha alma, parabéns pelo trabalho”, poder dizer “muito obrigada” é o nosso maior prêmio

Confira os 2 projetos premiados nos links:

https://brasildesignaward.com.br/winners/eu-farofo-tu-farofas-ele-farofa/

https://brasildesignaward.com.br/winners/casa-de-farinha/

 

Texto de Marina Rezende.

mais sobre
branding

Quando um prêmio é importante.

saiba mais

30 jan

Dendê Brands 2014 - © Todos os direitos reservados