cases

Formando a cultura da marca

O trabalho da Dendê com o Grupo LM começou em 2002, quando a Bravo Caminhões e Ônibus, uma das empresas que o compõem, começou a fazer a sua comunicação de marca. Foi o início de uma bem sucedida parceria, que dura até os dias de hoje.

O desenvolvimento das ações da Bravo ao longo dos anos abriu caminhos para o início do trabalho com outra empresa do Grupo: a LM, que culminou com o reposicionamento da sua marca, planejado e executado em conjunto com a Dendê.

A necessidade de formação do conceito de Grupo veio em seguida. Cada empresa operava individualmente, não havendo entre as empresas um sentimento de pertencer a um mesmo Grupo, partilhando dos mesmos valores e objetivos.

O primeiro passo foi adotar uma arquitetura de marcas composta por todas empresas para unificar a comunicação frente aos seus colaboradores. A partir daí, foram definidos os padrões de linguagem, cores e elementos gráficos para a formação da identidade visual.

Para internalizar o conceito, a comunicação interna foi utilizada como meio de formação da cultura de marca. A adoção do padrão definido aliado à utilização de pessoas que trabalham nas próprias empresas do Grupo LM para ilustrar as campanhas internas foi uma estratégia acertada nesse processo.

Em parceria com o RH foi desenvolvido um planejamento anual de comunicação interna, com o intuito de difundir os valores do Grupo e motivar os seus integrantes, engajando-os nas ações internas e construindo o sentimento de pertencimento que resulta no “orgulho do crachá”.

E para fortalecer a comunicação interna, foram implantados diferentes meios, tanto digitais, quanto tradicionais, como murais e o Informativo do Grupo LM. Juntas, todas essas ações facilitaram a inserção de forma natural de uma nova empresa no composto de marcas, a AuraBrasil, que já nasceu dentro do conceito de Grupo.

3

O resultado desse todo o trabalho, realizado de forma contínua, pôde ser constatado no maior engajamento dos colaboradores nas ações internas, na melhoria do clima organizacional, e na maior interação entre os integrantes de todas as empresas, fazendo com que, hoje, o Grupo LM seja reconhecido internamente e externamente como tal.

 

Ferramentas de Branding:

Arquitetura de Marcas – Posicionamento – Identidade Visual – Comunicação Interna – Planejamento Estratégico de Marca

 

O Grupo LM e a Dendê Brands:

A Dendê Brands presta Assessoria de Branding para o Grupo LM desde 2010, contemplando a indicação de diretrizes de trabalho, diagnóstico de ações, criação de materiais e execução de campanhas.

mais sobre
branding

Branding de Botequim

saiba mais

31 jul

Dendê Brands 2014 - © Todos os direitos reservados

Rua Irará, 22, Rio Vermelho.
Salvador/BA. Cep: 41910-630

(71) 3334-1324

adm@dende.com.br